O psicopedagogo é o profissional que estuda o saber humano analisando em conjunto, de maneira especial, dois campos científicos do conhecimento que são a pedagogia e a psicologia.
Além desses principais campos de estudos, o psicopedagogo também se utiliza da medicina, da psicanálise, da linguística, da semiótica, entre outros, buscando garantir e melhorar a qualidade da educação, bem como compreender os motivos que levam as pessoas a obterem resultados insuficientes no processo de aprendizagem.
O profissional da psicopedagogia gerencia e supervisiona tanto o magistério quanto a administração do sistema de ensino. Logo, o psicopedagogo é um ajudador e parceiro tanto da família quanto da escola, como também do governo.
No governo ele estabelece e fiscaliza a legislação de ensino do país. Nas escolas, verifica se os currículos estão sendo cumpridos e se estão em conformidade com as leis educacionais, além de orientar e dirigir os professores para assegurar a qualidade do ensino. Nas famílias, através de avaliações e atendimento clínico, poderão ser diagnosticados e conhecidos os sintomas, a duração, a frequência e a intensidade de algum transtorno neurobiológico que poderá necessitar de acompanhamento e tratamento, bem como acompanhar e avaliar o processo de aprendizagem de crianças com dificuldades conhecendo as aptidões de cada aluno sempre objetivando o sucesso do processo de aprendizagem.
O psicopedagogo pode ainda trabalhar também com portadores de deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando a família e o aluno em sua inclusão na sociedade, ou ainda com a educação a distância.
O psicopedagogo é o profissional fundamental para identificar onde se encontra a falha no processo de aprendizagem. Se é na instituição de ensino, no professor, no aluno ou na família do aluno. Para isso, muitas vezes ele precisará recorrer a uma avaliação interdisciplinar, formada por profissionais de áreas afins como medicina, linguística e psicologia para completar o diagnóstico através de exames de neuroimagem e avaliação neuropsicológica.
Não raro, as famílias possuem muito receio e são resistentes na procura do psicopedagogo, por desconhecerem que ele será o principal aliado na busca da solução dos problemas de ensino enfrentados pelo aluno e que causam tanto sofrimento e desgaste tanto para a família como para a criança.