O QUE É UM ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO?

O atendimento psicopedagógico é um atendimento clínico feito pelo psicopedagogo que tem como objetivo principal diagnosticar a causa do baixo rendimento escolar do individuo.

A causa do baixo rendimento porém, poderá ter duas possibilidades, a saber: dificuldade de aprendizagem ou transtorno.

A dificuldade de aprendizagem poderá se dar em crianças normais e saudáveis, pois  normalmente está relacionadas a fatores externos que acabam interferindo no processo de aprender do estudante, como por exemplo, uma metodologia confusa da escola e dos professores, ou a influência dos colegas, ou ainda problemas familiares como processo de separação, dificuldades financeiras, econômicas e sociais. Geralmente nesses casos, estão excluídos a utilização de medicamentos, pois na maioria das vezes não resolverão as verdadeiras causas, além de, muitas vezes, camuflarem os verdadeiros motivos e criarem outros problemas que não existiam, agravando assim o quadro do paciente.

Já o transtorno é uma psicopatologia caracterizada pela disfunção ou neurológica, ou química, ou de fatores hereditários, entre outras. Nesses casos, a prescrição medicamentosa passa a ser uma das opções, sendo que em alguns casos, a falta comprometerá o sucesso do tratamento.

O atendimento psicopedagógico começa através de uma avaliação inicial, com uma anamnese detalhada com os pais, histórico familiar, os fatores de risco e proteção, informação de algum problema físico, uso de medicação e comorbidades.

Geralmente, nessa avaliação, serão conhecidos os sintomas, duração, frequência, intensidade e início dos transtornos psicopatológicos. Porém, muitas vezes, a avaliação preliminar poderá não ser suficientes para identificar a causa.  Há situações em que não se consegue verificar imediatamente o comportamento, sendo que o profissional ou poderá precisar avaliar diversas vezes o paciente em diferentes contextos para confirmar o diagnóstico ou, o psicopedagogo poderá solicitar uma avaliação interdisciplinar, complementando o diagnóstico com exames de neuroimagem e avaliação neuropsicológica.

De maneira geral, a avaliação do psicopedagogo se faz pelo uso de várias técnicas de domínio do profissional através do desenvolvimento de várias atividades que estimulam as funções cognitivas, afetivas e social como jogos, brincadeiras, exercícios, livros, entre outras, objetivando a descoberta dos estilos de aprendizagem do paciente, tais como ritmos, hábitos adquiridos, motivações, ansiedades, defesas e conflitos em relação ao aprender.

Após o diagnóstico final, o psicopedagogo tem a função de auxiliar o indivíduo que não aprende ou está com dificuldade de se encontrar nesse processo, além de ajudá-lo a desenvolver habilidades para isso.

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