O Psicólogo Educacional atua no âmbito da educação e concentra sua ação
em aspectos relacionados aos processos de desenvolvimento humano, de
ensino e aprendizagem e das relações interpessoais e intrapessoais,
participando da constante avaliação e do redirecionamento dos planos e
práticas educacionais.
Pode realizar tanto diagnóstico e intervenção psicopedagógica quanto
avaliação e diagnóstico psicológico com vista à prevenção e tratamento de
problemas psíquicos, prestando atendimento a crianças, adolescentes e
adultos com problemas emocionais, psicomotores e psicopedagógicos.
Desenvolve, com os participantes do trabalho escolar (pais, alunos, diretores, professores, técnicos, pessoal administrativo), atividades visando a prevenir, identificar e resolver problemas psicossociais que possam bloquear, na escola, o desenvolvimento de potencialidades, a autorrealização e o exercício da cidadania consciente dos sujeitos.
Desenvolve programas de orientação profissional, visando um melhor aproveitamento e desenvolvimento do potencial humano, fundamentados no conhecimento psicológico e numa visão crítica do trabalho e das relações do mercado de trabalho.
Diagnostica as dificuldades dos alunos dentro do sistema educacional e/ou em instituições especializadas de apoio ao escolar e pode encaminhar aos
serviços de atendimento da comunidade, aqueles que requeiram diagnósticos e tratamento de problemas específicos, cuja natureza transcenda a possibilidade de solução nestas instituições.
A intervenção pode ser feita, individual ou em grupo, mas também é imprescindível a orientação e acompanhamento às famílias e a atuação integrada entre a escola e a comunidade.
Fonte: Conselho Federal de Psicologia
Site:https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2008/08/atr_prof_psicologo.pdf